O que é um Mapa Conceitual:
Mapa conceitual é uma estrutura gráfica que ajuda a organizar ideias, conceitos e informações de modo esquematizado.
Consiste numa ferramenta de estudo e aprendizagem, onde o conteúdo é classificado e hierarquizado de modo a auxiliar na compreensão do indivíduo que o analisa. A partir de uma representação gráfica ilustrativa, a pessoa que idealiza um mapa conceitual consegue criar ligações entre os diferentes assuntos que fazem parte de determinado conhecimento.
Por norma, os mapas conceituais são construídos a partir de conceitos mais abrangentes e amplos até pontos mais específicos.
Como mencionado, o mapa conceitual pode ser uma excelente ferramenta didática, principalmente devido ao uso das representações visuais. Além de ser útil no âmbito educacional, os mapas conceituais ainda podem ser aplicados em outras áreas, como para a estruturação de planejamentos e organização de pesquisas.
Como fazer um mapa conceitual
Para fazer um mapa conceitual é necessário que o seu idealizador já tenha adquirido o conhecimento sobre o respectivo assunto a ser organizado.
A segunda etapa da confecção de um mapa conceitual é a escolha da estruturação que este terá.
Exemplos de estrutura de mapas conceituais:
Atividade.
Acima está a definição de mapa conceitual e alguns exemplos. Você criará mapas conceituais sobre a História da Filosofia, isto é, deverá fazer 4 mapas sobre: Filosofia Antiga, Filosofia Medieval, Filosofia Moderna e Filosofia Contemporânea. Pode deixá-los com a sua cara, isto é, seu estilo. CAPRICHE.
OBS. Os mapas podem ser feitos no computador ou manuscrito. Ao término enviar para o email: odeniura@yahoo.com.br. Não esqueça de colocar nome e série.
Qualquer dúvida, estou à disposição.
Beijos!!!😘
Nenhum comentário:
Postar um comentário