Devolutiva das atividades – 1º ano – Filosofia – Profª Nil Pontes
1ª atividade
Tema: Senso comum.
Essa atividade tinha por objetivo deixar claro a diferença entre senso comum e bom senso. No final da atividade o aluno deveria ter em mente que o senso comum reflete a ideia generalizada, aquela experiência que é transmitida de geração em geração e, portanto não se baseia em métodos ou conclusões científicas.
A música escolhida pelo aluno deveria demonstrar características do senso comum na letra.
Alguns cantores em suas músicas falam sobre o preconceito que muitos sofrem por serem negros, pobres ou por morar na favela (comunidade), por esse motivo são taxados de delinquentes, demonstrando que esse pensamento está muito associado ao preconceito e ao senso comum.
Muitas jovens são taxadas com adjetivos impróprios por agirem ou se vestirem de forma que foge do padrão. Mais uma vez percebemos o senso comum presente, uma vez que a roupa que vestimos não nos define.
Várias são as situações no nosso cotidiano que são baseadas no senso comum.
2ª atividade
Tema: Mapas conceituais ou mentais.
Essa atividade era baseada na pesquisa sobre os períodos da História da Filosofia. A partir dos dados da pesquisa o aluno deveria construir mapas conceituais, também denominados mapas mentais. Modelos de mapas conceituais foram apresentados aos alunos para facilitar a realização da atividade.
Uma boa pesquisa sobre a Filosofia Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea resultaria em um mapa conceitual mais completo. Os principais dados pesquisados seria: o período, contexto histórico, principais filósofos, principais características e temas tratados em cada um dos períodos.
3ª Atividade
Tema: Conhecimento a priori e a posteriori
Na 3ª atividade, retomamos as teorias racionalista e empirista. Em seguida foi introduzido um texto de Immanuel Kant sobre dois tipos de conhecimento definidos por ele como: a priori e a posteriori. Após a leitura do texto, o aluno deveria responder as seguintes questões:
1) Qual é a ideia principal do texto?
R: A ideia principal do texto é a defesa de que há dois tipos de conhecimento: puro (a priori) e empírico (a posteriori).
2) Para Kant, o que são conhecimento a priori e conhecimento a posteriori?
R: A priori é o conhecimento que independe de qualquer experiência, e o a posteriori é aquele conhecimento alcançado através da experiência.
3) Destaque a diferença central entre as ideias da corrente empirista em relação às ideias de Kant.
R: O empirismo sustenta que a experiência sensorial é a origem única e fundamental do conhecimento. Já para Kant o conhecimento implica numa contribuição de algo que está no espírito, anteriormente à experiência.
4) Assinale a alternativa correta:
Com base no texto e em seus conhecimentos sobre Kant, é correto afirmar:
a- Para Kant, só há conhecimento empírico.
b- A sensibilidade tem também uma função ativa na produção de conceitos.
c- O conhecimento de Deus é possível.
d- Conhecimento depende também de princípios a priori.
e- A razão pura é a fonte de nossos conhecimentos empíricos.
Beijos.
Saudades!!!
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário